ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 278 - Orquídea: Dendrobium crumenatum

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

278 - Orquídea: Dendrobium crumenatum


"(...) comumente chamada de orquídea pombo (...), é nativa da Índia, Indochina, Taiwan, Malásia, Indonésia, Nova Guiné e Ilha Christmas. Ela é declaradamente naturalizada em Fiji, Havaí, nas Índias Ocidentais e nas Seychelles. (...) cresce em muitas localidades de pleno sol ou sombra profunda".
"Dendrobium crumenatum [desenvolve-se de forma vertical], simpodial, [com] pseudobulbos que são inchados nos primeiros três ou quatro nós inferiores. A porção do meio transporta as folhas de 7 cm de comprimento e 2 cm de largura (...). [No topo] dos pseudobulbos [aparecem] as flores de cerca de 2,5 cm e de um branco puro, com manchas amarelas no labelo (...). As flores de Dendrobium crumenatum são perfumadas, mas esse perfume dura apenas um dia. Olof Swartz nomeou esta planta em 1799 (...). Espécie de cultivo simples, porte grande, com flores ao longo de sua haste, pequenas e perfumadas".
"Recomenda-se reduzir a rega durante o inverno. Pode ser plantada em árvore ou vaso, em sombreamento de 50%".
"São abundantes na Malásia, tanto que são consideradas até como uma praga. Não é valorizada porque suas flores [duram pouco] (...). Também são muito comuns em Cingapura, crescendo naturalmente nas reservas naturais e em árvores na estrada. Entretanto, a maioria das pessoas prefere um dendrobium híbrido, mais colorido e durável do que esta pequena orquídea (espécie) branca e perfumada [1]".

Observação endógena: a aquisição desta orquídea envolve um fato curioso: uma feira, isto mesmo, uma feira livre na capital do Estado de Alagoas, Maceió. Estava ela à venda, juntamente com outras plantas próprias para jardim! Na ocasião da compra, eu pensei que pudesse ser alguma espécie de Epidendrum, por ser (superficialmente) e esteticamente semelhante ao Epidendrum secundum. Mas, após a sua primeira floração, eis a incrível constatação: um dendrobium, bastante comum, é verdade, mas único até aquele momento!


[i] Disponível em: https://orchidsweb.wordpress.com/page/8/ Acesso em jul. de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores