ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Denphal Alba - flores 2014

sábado, 19 de julho de 2014

Denphal Alba - flores 2014

Aqui no Blog só há 1 postagem sobre a Denphal alba e ocorreu há algum tempo, em agosto de 2012. Pouco depois daquele momento eu me desfiz daquela Denphal e fiquei com apenas uma muda, muito pequena. Neste intervalo, ela cresceu rapidamente e já emitiu 2 hastes florais.  A primeira, de apenas 5 flores, iniciou-se em fevereiro e durou até abril; a segunda veio a partir de maio, com o dobro de flores em relação à primeira. Podemos afirmar que se tratou de uma única florada, devido a continuação. É uma orquídea de fácil cultivo e se plantada em vaso amplo, com boa quantidade e variedade de substratos, sob boa iluminação, ventilação e regas constantes, poderá produzir bulbos de tamanho surpreendentes e florir com bastante frequência.
 
 
 
  
“Não se trata de um híbrido entre Dendrobium e Phalaenopsis, 2 gêneros que por sua distância jamais poderiam se cruzar (...). Na maior parte do mundo, os Denphal são conhecidos apenas como Dendrobium. Como no Brasil os híbridos de Dendrobium do grupo do Dendrobium nobile são muito difundidos e cultivados, coube a eles “adotar” o nome do gênero, restando, portanto ao outro grupo menos difundido entre nós, o do Dendrobium phalaenopsis receber o nome Denphal, nome este “inventado” não se sabe por quem. Embora a grande predominância no mercado seja dos Denphal de colorido avermelhado, que vai do rosa ao vinho, passando por tons e texturas, chegando em alguns casos a apresentar um aspecto aveludado e quase negro, podemos encontrar também plantas com tantas outras cores.
Existem os Denphal conhecidos como compactos, cujo porte da planta raramente ultrapassa 30 cm e plantas que passam de 1 m e até um 1 m e meio de altura. O tamanho das flores também é variado, indo de 3cm até 10cm, dependendo das plantas que entrarem em seu cruzamento. São em geral muito floríferos, e podem exibir simultaneamente 5 ou mais hastes florais saindo todas de um único pseudobulbo, apresentando cada uma de 2 até mais de 20 flores (...). São plantas facilmente adaptáveis ao nosso clima, de modo que atualmente podemos encontrar Denphal florido praticamente durante o ano todo[1]”.

[1] Disponível em: http://www.orquidariooriental.com.br/oorquidario.asp Acesso em jul. de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores