ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 87 - Orquídea: Lockhartia Lunífera

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

87 - Orquídea: Lockhartia Lunífera



"Orquídea epífita nativa no Brasil, encontrada em matas úmidas e luminosidade natural de 60%, vegetando em troncos de árvores, em touceiras cujos caules medindo em média 25 cm de comprimento, são recobertos em toda sua extensão por folhas contíguas e intercaladas até a ponta, lembrando o formato de pequenos corações verdes sobrepostos, de onde saem das junções das folhas, no terço superior e principalmente no ápice da haste, de 1 a 3 flores pequenas, pouco maiores que a cabeça de um palito de fósforo, coloração amarelo-ouro, e máculas pintalgadas de ocre ou amarronzada no labelo”.

“Aceita plantio em vasos pequenos, com boa drenagem, em substrato formado preferencialmente por uma mistura de esfagno e xaxim, ou ainda casca de coco. Adapta-se bem em placas de xaxim ou lascas de madeira (...)”.

“Desenvolve-se melhor com regas diárias quando plantada em placas cuja drenagem é muito rápida. Melhor colocá-la para o lado do nascer do sol exposta a luminosidade normal até 10 h da manhã (...)”.

Espécie: Lockhartia lunifera Reichb. (...) lunifera, do latim “luno, - are, - atum”, dobrar em forma de meia-lua, dispor em arco[1].

Observação endógena: esta pequena, veio como um brinde, por ter realizado uma compra de um orquidófilo de Tocantins (Norte do Brasil). Eu não sabia nada sobre ela e encontrei informações precisas no Blog da Bete Orquídeas que, por sinal, tem (tinha) quase tudo sobre o mundo da "orquidofilia".
O fato é que, inicialmente, coloquei-a sobre a superfície de um vaso, repleto de diversos tipos de substratos, mas ela não avançava no crescimento; depois transferi-a para um pedaço de madeira, pendurado e envolvido com esfagno e o resultado foi quase imediato, com o crescimento de novas estruturas, produção de flores e depois cápsulas de sementes.
A princípio foi plantada assim, mas não deu bons resultados de crescimento, nem flores.
Atualmente está assim plantada e com essa boa quantidade de flores.
 
 
 
 
 

[1] Em: <http://www.orquidariocuiaba.com.br/fichas-de-orquideas/lockhartia-lunifera-reichbf/> Acesso: set./12.
[2] Disponível: <http://www.orquidarioimirim.com.br/Produto-Detalhe.aspx?RedId=537>. Acesso: set. de 2012.
[3] Disponível em: <http://www.colibriorquideas.com/especies/lockhartialunifera.php> . Acesso em set. de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores