ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 180 - Orquídea: Trichocentrum cepula

segunda-feira, 30 de abril de 2012

180 - Orquídea: Trichocentrum cepula

“Trichocentrum cepula foi descrita recentemente como parte de um complexo de espécies (Cetzal Ix et al. 2012), era conhecida anteriormente como Trichocentrum cebolleta (Jacq.) M.W. Chase & N.H. Williams. É uma espécie epífita, que apresenta folhas cilíndricas e flores de coloração amarelada, caracterizada por apresentar o labelo pentalobado (...)”.

“Espécie endêmica do Brasil, conhecida para as regiões Norte (TO), Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI) e Sudeste (MG) (Cetzal Ix et al. 2012). Na Bahia foi citada para a Chapada Diamantina para os municípios de Morro do Chapéu (Bastos & van den Berg 2012a), Palmeiras, Rio de Contas e Rio do Pires (Toscano de Brito & Cribb 2005)”.

Observação endógena: aparentemente é semelhante a uma Brassavola perrini (se julgada pelas “folhas” roliças e alongadas), pseudobulbos e folhas, porém em tamanho bem maior, assim como detinha resto de uma cápsula de sementes na última haste floral (inclusive este resto de haste floral levou-nos crer que não se tratava apenas de uma Brassavola perrini bem desenvolvida (evolution!). Essas duas características nunca nós observamos na “comparada”. O maior, destes “tentáculos” chegava a 42 cm comprimento; +/- 1,8 cm de diâmetro e +/-1,9 cm no pseudobulbo.
Após a sua floração, em cujas fotos, pudemos identificá-la com precisão. Trata-se de um belíssimo e surpreendente Trichocentrum cepula.
Porém, mais uma observação eu acrescento: os 2 exemplares que havia adquirido acabaram escapando das minhas mãos, por causa de umas permutas "maravilhosas" que eu fiz. Logo, fiquei sem nenhum e nada de conseguir outra, aí ficou difícil. Recorri a mais uma permuta, desta feita de forma inversa: eu recebi uma muda de Trichocentrum cepula, nada mais nada menos que vinda de Rondônia. Foi mais uma bela permuta!

 
 
 

2 comentários:

  1. Amigo a orquidea que esta ao centro é uma BRÁSSIA SHELOB-TOLKIEN. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ok. Mt obrigado pela atenção a mim fornecida. Abraço!

    ResponderExcluir

Amigos e Seguidores