ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 316 - Orquídea: Oncidium aloha

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

316 - Orquídea: Oncidium aloha

“Seu Nome técnico: Oncidium aloha;
Nome popular: orquídea chuva-de-ouro;
Origem: México, Brasil e América do Sul.

"Uma orquídea que se destaca por ser de fácil cultivo. Sua floração é abundante com um efeito decorativo de muita delicadeza".
"Planta herbácea perene de hábito epífita com altura em torno de 35 cm, de pseudobulbos curtos e ovalados e duas folhas estreitas e flexíveis por bulbo".
"As flores são pequenas, de 1,5 cm x 2 cm, (...) em hastes que chegam a 90 cm de comprimento; surgem no final da primavera nos Estados do Sul do país e duram cerca de 15 dias, conforme a temperatura da época. As mais conhecidas são as de flores amarelas. Existem também nas cores branco, róseo, tigrado, marrom e laranja".
"O cultivo é muito simples, em vasos de cerâmica crua, de plástico, placas de coco, mas seu melhor desempenho é quando é fixada a troncos de árvores. Aprecia local à meia sombra e para ripados use cobertura com sombreamento a 50%. É tolerante a frio e calor, resistindo bem a amplitudes térmicas de 3º C a 35º C (...)[i]”.

Observação endógena: esta orquídea é fruto de um presente, ganhado na XXII ExpAOBAL de Maceió/AL, foi uma "recompensa" por ter sido o primeiro a assinar o livro de visitas, o que demonstra o quão cedinho saí de casa, em busca de apreciar bonitas orquídeas na referida Exposição.


[i] Disponível em: http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea-oncidium/ Acesso em jul. de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores