ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 291 - Orquídea: Acianthera teres

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

291 - Orquídea: Acianthera teres

Sinônimos: Pleurothallis teres, Humboldtia teres, Pleurothallis rupestris, Pleurothallis pachyphylla, Humboldtia pachyphylla, Humboldtia rupestris, Acianthera rupestris”.
Origem: seus habitats naturais (MG e RJ) são em regiões secas e quentes, de clima tropical de altitude: verão úmido e inverno seco”.
Descrição: Acianthera teres é uma pequena espécie de orquídea originária do Brasil, antigamente subordinada ao gênero Pleurothallis. Possui hábito vegetativo principalmente rupícola, às vezes como epífita, vegetando sob sol pleno com suas raízes entre as fendas e rachaduras das rochas quartzito contendo acúmulo de umidade, de detritos trazidos pelas chuvas de verão e de matéria orgânica em decomposição. A umidade nas fendas é renovada pelas serrações em épocas de seca”.
“Acianthera teres vegeta a pleno sol que incide diretamente sobre suas folhas coriáceas, roliças e carnosas perfeitamente adaptadas aos extremos de temperatura e umidade desse tipo de ambiente cujas variações de temperaturas entre o dia e a noite são altas, ou seja, dias quentes e noites frias inclusive com possibilidade de geadas durante o inverno”.
“As folhas são terete-ovalada e pontudas. A inflorescência é ereta, 3 a 10 flores alternadas que se abrem juntas, mas permanecem quase fechadas. As sépalas são de cor vinho com centros amarelados-alaranjados. O labelo vinho-avermelhado é em forma de língua. A tonalidade das folhas variam do verde ao roxo-avermelhado[i]”.

Observação endógena: esta é uma, dentre outras aciantheras, que dá para cultivar tranquilamente aqui no Nordeste do Brasil, por conta do seu comum habitat de ocorrência. Prova disso é que após alguns meses de sua aquisição, ela já iniciou uma interessante floração: oito pequenas flores, de pequenos e  bonitos detalhes.
Uma observação é que parece que eu "exagerei no sol", basta observar a coloração que ela tinha quando chegou e como ficou após mudar de ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores