ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 255 - Orquídea: Ludisia discolor

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

255 - Orquídea: Ludisia discolor

“A ludisia é uma orquídea terrestre ou rupícola, de folhagem e florescimento ornamentais, mas que se destaca principalmente como forração, em locais sombreados, ao contrário da maioria das orquídeas que se distinguem por serem plantas de vaso. Ela não apresenta pseudobulbos e tem rizomas a princípio eretos, mas que se tornam curvos e prostrados em sua base, de acordo com o crescimento. As folhas são ovais a elípticas, brilhantes e lindamente bronzeadas, com nervuras longitudinais prateadas a acobreadas, de acordo  com a variedade".
"(...) floresce no fim do inverno e início da primavera, despontando longas hastes florais, eretas, com pequenas flores carnosas e delicadas, de cor branca, com uma pequena mancha amarela. A floração é durável e alcança cerca de duas semanas".
"No paisagismo tropical, a ludisia tem lugar cativo, principalmente naqueles cantinhos difíceis, com pouca luz e sem pisoteio. Ela oferece rusticidade e beleza, com uma folhagem interessante, de cores contrastantes e floração surpreendente para uma forração. Além do jardim, a ludisia também pode ser plantada em vasos, sendo ideal para a decoração de ambientes internos, como salas de estar, shoppings, escritórios, etc. Ela não necessita de sol direto e deve ficar até um pouco afastada de janelas mais ensolaradas (...)".
"Deve ser cultivada sob sombra entre 80% a 90%, em substrato misto para rupícolas e epífitas, ou seja, bem drenável, contendo pedras, mas com material com boa capacidade de retenção de água como casca de coco quebrada, casca de pinus, carvão, terra vegetal, etc. (...). Não tolera solos argilosos ou encharcados, apodrecendo rapidamente (...). Multiplica-se facilmente por divisão das touceiras enraizadas e estacas, e mais raramente por sementes[i]

Observação endógena: esta orquídea foi adquirida em 2015 por meio de uma pequena divisão; porém, tendo se adaptado bem ao vaso e ao ambiente, cresceu rapidamente e produziu as primeiras flores a partir de julho de 2016, num total de 4 consideráveis hastes e mais de 80 pequenas e singulares flores de um branco divinal. A pequenez das flores parece ser compensada pela beleza de suas folhas que chamam a atenção de qualquer um.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores