terça-feira, 1 de março de 2016

193 - Orquídea: Epidendrum fulgens

Conhecida como Orquídea-da-praia, ou orquídea-de-restinga, ou ainda comumente pelo seu nome científico Epidendrum fulgens, essa é uma orquídea bastante rústica com um toque delicado na composição das flores em buquê ao final do ponteiro. Encontrada em vegetação de restinga, com solo arenoso, assume, por vezes, comportamento rupícula e até mesmo epifítico, embora seu habitat natural seja mesmo as dunas (...)”.
A organização das folhas em relação ao bulbo difere-se conforme a incidência de luz. Em situações de meia-sombra, a haste torna-se longa, podendo alcançar até 1m de comprimento enquanto, a pleno sol, raramente ultrapassa os 60cm desde a base até o último par de folhas”. 
A reprodução se dá por polinização cruzada (é uma polinizador-dependente), mas a captação de mudas é bastante fácil após a floração, por estacas-ponteiro. Quanto às flores, difere-se da maioria das orquídeas por ser não-ressupinada, ou seja, a pétala inferior não aponta para baixo. Além do mais, uma característica bastante notável dessa orquídea é o fato de seu lábio ser trilobulado, dispostos em cruz, daí ela ser classificada como orquídea-crucifixo (em inglês, crucifix orchid)[i]”.

Observação endógena: esta orquídea foi adquirida em 2013 e se tratava de apenas um pequeno pseudobulbo, destacado de uma muda mais robusta. Aos poucos ela foi se reerguendo e emitindo novos bulbos, até a produção das primeiras flores, que ocorreu a partir de março de 2015, perdurando até os dias atuais (cerca de 67 flores até o momento). A produção de flores é constante e no momento se dá em dois pseudobulbos. A planta já está com 4 formações de bulbos e vem resistindo bem aos últimos verões severos.
A cor das flores varia conforme o ambiente de cultivo. No caso, ela está plantada num vaso de plástico, com uma mistura de terra e casca de pínus, dentro do Orquidário e as flores tem sido predominantemente rubras e uniformes.
Aqui temos o pequeno bulbo (matriz) que se desenvolveu em mais e mais pseudobulbos.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...