ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 14 - Orquídea: Cattleya labiata - 10 anos de Flores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

14 - Orquídea: Cattleya labiata - 10 anos de Flores

No início de março de 2015 eu publiquei sobre o Catasetum macrocarpum, especificando-a como sendo a minha primeira orquídea, a qual completava 10 anos de florações consecutivas (excetuando-se o ano de 2005, no qual não houve flores). O pico de suas flores havia sido em março de 2014, com a produção de 82 flores, um número significativamente grande em relação a sua primeira floração (2004) que havia sido de apenas 2 flores.
Tudo isso para dizer que chegou a hora da Cattleya labiata. As Cattleyas labiatas sempre estiveram numa posição de destaque, dentre a minha modesta coleção, quase sempre, elas foram as mais elegantes, as mais generosas, as mais perfumadas...
Florindo primeiramente em 2008, esta Cattleya labiata completou não necessariamente 10 anos de flores (como ocorreu com o Catasetum macrocarpum), mas especificamente 10 floradas, uma vez que em 2011 ela floresceu entre fev. e março e depois voltou a florir entre nov. e dezembro do mesmo ano.
As postagens sobre as diversas Cattleyas labiatas podem ser encontradas facilmente aqui no Blog.

Mas, para não perdermos o padrão, como fizemos com o Catasetum macrocarpum, vamos mostrar informações detalhadas sobre essas 10 floradas de muita elegância:
Ao fazermos uma soma da quantidade de flores que foram produzidas neste intervalo de 10 florações, chegamos ao surpreendente número de 187 flores, havendo a produção natural de cápsulas de sementes apenas em 2014. Como se poderá constatar no gráfico abaixo, a menor quantidade de flores ocorreu na segunda etapa de 2011 (apenas 2 flores) e o pico se deu em 2013 (com a produção de 30 flores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores