segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

277 - orquídea: Sarcoglottis acaulis (SM.) Schltr

Observação endógena: antes de destacar qualquer coisa sobre esta orquídea, gostaria de afirmar que não tenho plena certeza se esta orquídea é mesmo do gênero Sarcoglottis, nem mesmo da espécie acaulis. Então, o que me fez postar sobre ela? Talvez por causa do desejo de saber (com plena certeza) a identificação desta linda orquídea terrestre, pois sei que os/as amigos/as - leitores/as do Blog -  não exitarão em ajudar-me, caso seja possível.
Sarcoglottis é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas. Foi proposto por C. Presl em Reliquiae Haenkeanae 1(2): 95, em 1827, tipificado pela Sarcoglottis speciosa C. Presl. O nome vem do grego sarkos: carne, e glottas: língua, em referência à espessura do labelo de suas flores. São cerca de 45 ervas terrestres de raízes carnosas, que habitam climas diversos conforme a espécie, campos abertos arenosos e rochosos, florestas abertas e sombrias, úmidas ou secas. A maioria das espécies brasileiras prefere brejos, várzeas ou matas sombrias ricas de detritos vegetais. Estão presentes em todos os países latino-americanos, excetuado o Chile, até 2.700 m de altitude. Distingue-se este gênero pelas suas largas folhas planas e pelo labelo de suas longas flores, de diversos modos lobado, sem calos, alargado em lâmina terminal, na base concrescido às sépalas laterais, provido de longos e espessos aurículos basais projetados para trás, ladeando o unguículo que é estreito e longo. Suas diversas folhas, de verde vivo, ocasionalmente pontilhadas, riscadas ou maculadas de prata, mais ou menos carnosas, pecioladas, raro sésseis, formam uma roseta basal que começa a fenecer durante a floração; inflorescência ereta com muitas ou poucas flores, então condensadas no ápice da haste; as flores são carnosas e moderadamente vistosas, de cores diversas, de palha a verde, amarelo e bronze (...)[i]”.

Sarcoglottis acaulis (Sm.) Schltr
“Encontrados a partir de El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Ilhas de Barlavento, Trinidad e Tobago, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Brasil,  em florestas montanhosas úmidas tropicais, em elevações de nível do mar até 1.200 m. Às vezes pequenas, às vezes maiores, de folha caduca, é uma orquídea terrestre; floresce no inverno em um ramo ereto; florações eretas, lanceoladas, agudas com brácteas que são mais longos do que o ovário[ii]”.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...