ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Lançamento do último livro da coleção: "As orquídeas da Serra do Castelo" Vol. 1

domingo, 3 de maio de 2015

Lançamento do último livro da coleção: "As orquídeas da Serra do Castelo" Vol. 1

A Serra do Castelo, também conhecida como Serra do Espírito Santo, é uma ramificação da Serra da Mantiqueira e ocupa as áreas montanhosas centrais do Espírito Santo. Possui  altitude média de 758m, com as maiores cotas de altitudes concentradas na área central da Serra, sendo seu ponto culminante o Pico do Forno Grande, o quinto maior do Espírito Santo, situado no município de Castelo, com seus 2039m de altitude. A característica principal do relevo da Serra do Castelo são os muitos e belos vales, cavados por numerosos cursos d'água que nascem na Serra do Castelo, devido ao alto índice pluviométrico da região (cerca de 2.300mm de precipitação média anual), com clima tropical de altitude - possui temperaturas bem amenas nas quatro estações do ano que, aliás, são bem definidas. As menores temperaturas da serra são registradas no Alto Melgaço, no Forno Grande e na Pedra do Garrafão, que registram pelo menos 2 dias de geada por ano[i].

Foi lançado em 2013 o início da coleção de 04 livros científicos que teve entre seus principais objetivos descrever todas as orquídeas da região da Serra do Castelo, que até então não se tinha ideia, porém certeza de um grande potencial, já que a região sempre foi tida como a maior concentração de endemismo do país. Os autores passaram 15 anos pesquisando a região para apresentar um estudo preciso com fotos, desenhos e descrições científicas que enfim se encontra pronto. A coleção completa possui  mais de 1700 páginas em papel couché alto brilho, fotos em alta definição e desenhos a bico de pena para quase todas 700 orquídeas. Neste volume 01 que está sendo lançado agora, é apresentado também a Geografia, Geologia e clima desta região além da história dos primeiros desbravadores de orquídeas que visitaram o ES, índice remissivo, chaves de identificação de orquídeas e, é claro orquídeas! Neste volume apresentaremos as Orquídeas Terrestres

Os autores Dr. Guy R. Chiron e M. Sc. Renato Ximenes Bolsanello são os responsáveis por este primeiro inventário completo das Orquídeas do Espírito Santo. 

Com meus melhores cumprimentos, Renato Ximenes Bolsanello.
Adquira o Vol. 1 ou toda a Coleção através do celular: (11) 97111-4321
 
Folhas internas - Vol. 2.
Folhas internas - Vol. 3.
Folhas internas - Vol. 4.

[i] Adaptado da Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores