ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 237 - Orquídea: Potinara Buarana Beauty 'Burana'

quarta-feira, 8 de abril de 2015

237 - Orquídea: Potinara Buarana Beauty 'Burana'



“As Potinaras (...) são híbridos complexos, chamados de intergenéricos, resultantes do cruzamento entre orquídeas de quatro diferentes gêneros: Brassavola, Laelia, Cattleya e Sophronitis. Desta mistura costumam sair plantas compactas, portando várias flores de colorido exuberante (...). A Potinara Burana Beauty ‘Burana’ [é um] híbrido [e foi] registrado em 1996 pelo cultivador tailandês Phongthom Buranaraktham (...)”. 
“Trata-se de uma orquídea compacta, de pseudobulbos baixos e bem organizados verticalmente. A floração costuma ser generosa composta por 2 a 5 flores em uma mesma haste. O perfume é suave e delicado, possuindo um toque cítrico. O colorido é um capítulo à parte, parece que apenas as flores têm a receita do segredo de combinar harmoniosamente cores como o vermelho e o amarelo (...). As flores possuem uma textura firme, são bastante resistentes e duram cerca de três semanas (...)[i]”. 

Observação endógena: acrescentaria que esta bela orquídea consegue manter uma sequência de flores longa e impressionante, tais flores permanecem quase sempre eretas, de modo que é possível obter boas fotos quando as fotografamos por cima.
Abaixo há fotos de flores em alguns tons distintos, isto deve-se a fatores como: o momento em que as fotos foram feitas, bem como a maturação e/ou não das flores.
Não a toa, esta orquídea esteve presente na minha 2ª Lista de Desejos, que foi publicada em junho de 2013.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores