sábado, 20 de setembro de 2014

211 - Orquídea: Oncidium Twinkle 'wine red'

Sobre este híbrido de Oncidium não tenho encontrado informações relevantes, principalmente na inernet; o que se sabe é que é originário do cruzamento entre o Oncidium cheirophorum e o Oncidium  ornithorhynchum e é planta de fragrância extremamente agradável.
O Oncidium Twinkle 'wine red' ('vinho tinto') é uma orquídea epífita, que se adaptou muito bem ao cultivo, aqui nas temperaturas altas do Nordeste do Brasil.

Observação endógena: o mesmo foi adquirido em nov. de 2013 e já tratava-se de uma planta bem formada (já contava com pelo menos 7 bulbos adultos), apesar de ser de porte pequeno. Coloquei-a amarrada sobre - pelo menos - dois pedaços de tronco pequenos, com frestas para o interior, envolvidos com sphagnum. Os primeiros sinais de hastes (4) florais foram percebidos a partir do início de abril, deste ano. Mas precisei esperar até fins de julho para ver as pequenas, porém, imponentes flores, abertas. Elas se multiplicaram em mais de 50 pequenas flores, de formatos curiosos (incomuns) e de odor que parecia atrair as moscas; perduraram até meados de agosto.
 
 
 
 
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...