quarta-feira, 14 de maio de 2014

Vanilla (não identificada)

Andando, como tantas vezes eu fazia, pelo interior de uma pequena porção de mata, da minha região; tal passeio tinha uma sensação diferenciada, das outras vezes: eu ia ver de perto uma Vanilla!
Quantas vezes já tinha cruzado com ela, e sempre a enfeitar e a encobrir toda a superfície de uma pequena (antiga), árvore ali no meio da mata. É que, dias atrás, eu sem querer, descobri (pela internet) um pouco sobre o gênero Vanilla (Baunilha), como se usam dos troncos de árvores e coqueiros, para ascender; que trata-se da única orquídea trepadeira.
"Vanilla é um gênero de plantas trepadeiras pertencentes à família das Orquidáceas. É encontrada em zonas tropicais e congrega cerca de 110 espécies. A partir dos frutos de algumas espécies obtém-se a especiaria comercialmente conhecida como baunilha (...). Existem dois grandes grupos de espécies: um de caules espessos e folhas carnosas, que é bom produtor de baunilha, e outro de caule mais fino e folhas largas e mais herbáceas, que não produz favas tão úteis[i]".
Após fazer algumas pesquisas na internet, já consegui reduzir bastante a possibilidade de identificar esta Vanilla, levando em conta o que diz a literatura específica sobre a ocorrência de cada espécie no Nordeste e Alagoas: Poderá ser, então:
  • Vanilla bahiana;
  • Vanilla palmarum;
  • Vanilla planifolia ou
  • Vanilla trigonocarpa
 
 
Vanilla enorme, antiga, muito bonita!
 
Há um resto de haste floral, à esquerda acima.


[i] Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanilla Acesso em mai. de 2014.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...