sábado, 26 de abril de 2014

184 - Orquídea: Rodriguezia venusta


O nome "Rodriguezia venusta (Lindl.) Richb. f. faz uma homenagem ao botânico e médico espanhol do século XVIII, Manuel Rodriguez. É também conhecida popularmente como véu de noiva. Seu cultivo requer médias experiência com orquídeas".
Características: "espécie com raízes aéreas, por isso deve-se evitar o excesso de umidade no substrato. Quanto ao clima, gosta do clima temperado, com pelo menos oito meses de temperatura média térmica, de até 20°C".
"É naturalmente uma orquídea brasileira, predominante nas regiões costeiras; vai bem se cultivada em placas e palitos, pois suas raízes aéreas devem ficar livres ao ar".

"O sombreamento deve ser em torno de 60%; o tamanho da flor é em média de aproximadamente 2 cm de diâmetro. Floresce no verão, em forma de cacho floral pendente; as flores duram aproximadamente 20 dias e tem a predominância do branco (não exala perfume)".

"Quanto as regas, deve-se efetuá-las em intervalos de 3 à 5 vezes por semana (deixar o substrato secar ligeiramente entre as regas)[i]". 

Observação endógena: as explicações complementares para esta orquídea são semelhantes com aquelas que estão presentes na postagem da Rodriguezia bracteata. Adianto que as flores se iniciaram em fevereiro deste ano e ainda perduram (até os dias atuais) em algumas touceiras; em mais de 70 belas flores.
 
 
 
 
 

[i] Informações obtidas em: https://www.orquidarioimirim.com.br/Produto-Detalhe.aspx?id=000885 Acesso abr. 2014.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...