sábado, 1 de fevereiro de 2014

199 - Orquídea: Oncidium Pumilum

Vamos fazer, antes, um resumo das características desta micro orquídea:
Cultivo: difícil;
Floração: verão;
Duração das flores: 15 dias;
Tamanho quando adulta: até 20 cm;
Tamanho da flor: 5 mm;
Quantidade de flores: muitas;
Nome correntemente utilizado: Lophiaris pumila;
Autor: Guido Braem;
Data da publicação: 1993;
Sinônimos: Oncidium pumilum, Trichocentrum pumilum, Lophiarella pumila, Epidendrum ligulatum, Oncidium minutiflorum.
Origem: Brasil (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MS, MT, PA), Argentina e Paraguai;
Habitat: epífita em matas quentes e secas;
Altitude: 400 a 1.100 m;
Quantidade de espécies neste gênero: 24.
“Nota taxonômica: originalmente descrita em 1825 por John Lindley como Oncidium pumilum”. 
“Cultivo: 60% de sombreamento montado em um pedaço de casca. Se for plantado em vaso, deve preferir o barro. O substrato ideal é 50% de cascas picadas misturadas a 50% de carvão aos quais se pode acrescentar um máximo de 20% de musgo, mas com ótima drenagem". 
"Regas somente depois que o substrato secar completamente. Esta espécie, como quase todos os oncidiuns brasileiros, detesta ter as raízes úmidas por muito tempo, mas gosta muito de umidade do ar. Pode-se, opcionalmente, montar em casca e fixá-la no vaso sobre o substrato de modo que as raízes recebam apenas umidade do ar proveniente do substrato, sem que fiquem úmidas[1]”.

Observação endógena: assustei-me quando li que a forma de cultivo se encontrava na condição "difícil", mas por outro lado, por ser epífita de matas secas e quentes, ela tem se desenvolvido muito bem, desde que a adquiri (em outubro de ano passado, vindo do comum frio de SC). Logo depois de plantada iniciou formação de novas raízes e as hastes florais surgiram a partir de novembro de 2013 (ou seja, no mês seguinte) à sua chegada. Será que gostou tanto assim do clima quente e seco do Nordeste? Ou é por que já estava mesmo pronta para florir e não tomou conhecimento da mudança e das adversidades do clima?
O fato é que gostei de fotografar suas flores, apesar de serem micro e predominantemente amarelas. Elas, na verdade, duraram até o início de janeiro (sendo que flores plenas por um período de 11 dias, apenas); mas formaram um ramalhete com mais de 220 pequenas flores (em 2 hastes e suas respectivas ramificações).  
 
 
 
 
 

[1] Disponível em: http://www.colibriorquideas.com/especies/Lophiarispumila.php Acesso em out. de 2013.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...