segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Blc. Waikiki Gold 'Lea' com espata: um espanto!


“As flores de Blc. Waikiki Gold 'Lea' são de aproximadamente 9 cm de diâmetro e de uma cor amarelo sol, portanto, a flor tem uma ligeira qualidade cristalina. O lábio trombeta é longo com uma saia de babados. Docemente perfumada, as flores de Blc. Waikiki Gold 'Lea' tem um doce aroma fresco. Cada haste de flor pode suportar de 3-6 flores individuais. As flores têm uma aparência cerosa[1]”. 
"Na floração das orquídeas pode-se envolver a participação de uma estrutura bastante temperamental: a espata[2]. Ela funciona como um invólucro que protege os botões durante o seu desenvolvimento. No entanto, a sua aparição não é garantia de flores. Já vi orquídeas cujas espatas nasceram, cresceram e secaram, sem jamais dar qualquer sinal de floração. Por outro lado, algumas orquídeas são conhecidas por emitir os botões florais a partir de espatas secas e desacreditadas. Portanto, a regra é nunca cortá-las. Por fim, ainda existem orquídeas que florescem do nada, sem o aviso prévio da espata. Depois de uma pesquisa mais detalhada, descobri que a ausência de espata é uma característica [de alguns híbridos] primários[3]”.

Observação endógena: o espanto deve-se ao fato de que esta minha Blc. Waikiki Gold ‘lea’ já apresentou 3 floradas (todas este ano); a primeira delas foi mostrada aqui no blog, a segunda ainda não, e em todas nunca houve a formação e a presença de espata, os botões saíam diretamente nus do interior do bulbo (entre as folhas)! Nesta terceira florada, portanto, ela mostra que também sabe construir espata! Logo mais a seguir, mostraremos as fotos dessas duas últimas floradas.
 
 
 

[2] “Espata é uma bráctea que tem a função de proteger os botões florais em formação e que no seu interior as envolve total ou parcialmente, até que a mesma esteja em condições de ser rompida” (disponível em: http://www.orquideasterra.com.br/?dicas,12 Acesso em dez. de 2013).
[3] Disponível em: http://www.orquideasnoape.com.br/ Acesso em dez. de 2013.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...