domingo, 1 de dezembro de 2013

168 - Orquídea: Cattleya araguaiensis


Eu havia postado sobre esta orquídea quando ainda não sabia sua identificação, junto com outras 5; mas desde aquela época, 2 já foram identificadas: a Laelia Jogheana e agora esta Cattleya Araguaiensis.
Trata-se de uma espécie epífita, de crescimento simpodial e endêmica do Brasil, preferencialmente nas matas próximas às margens do Rio Araguaia, em Tocantins e Goiás, portanto o seu nome é uma referência a estes locais de ocorrência principal. A flor é emitida no ápice do pseudobulbo, protegida por uma bráctea e geralmente apenas 01 por pseudobulbo.

Descrição:
“Caracteriza-se por seus pseudobulbos cilíndricos, unifoliados, finos e folhas rígidas, carnosas, oblongas, com ápice mais ou menos agudo. A inflorescência é apical comumente uniflora, ocasionalmente, com mais flores. As flores são estreladas, com sépalas estreitas, lanceoladas, as laterais assimétricas. Pétalas um pouco mais curtas e ainda mais estreitas que as sépalas (...). Labelo amplo, levemente trilobado, com lobos laterais envolvendo completamente a coluna e central muito pequeno, um pouco dobrado para baixo. Tanto as sépalas quanto as pétalas são marrons, com ou sem máculas amareladas ou ocres e o labelo é branco com tubo amarelado e parte frontal púrpura (...)[1]”.

Observação endógena: ele me veio como brinde, mas nem sei se ele foi intencional, porque na verdade, ela estava toda enrolada a uma outra orquídea: Pleurothallis pectinata; é advinda de SC, sul do Brasil. Primeiramente a confundi com algo como as do gênero acianthera e outros e acabei plantando-a pendurada para baixo, amarrada a um pedaço de madeira. Ela então, no primeiro bulbo que fez crescer, tratou de se inclinar para cima e já trouxe consigo uma espata, algum tempo depois um botão, e finalmente esta belíssima flor!
 
 
 
 
Olha só aquilo que escrevi antes: por não saber que se tratava de uma Cattleya, plantei-a de cabeça para baixo, achando que era uma do gênero acianthera. Desde então, ela vem se auto-organizando!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...