domingo, 11 de agosto de 2013

129 - Orquídea: Capanemia micromera

"Capanemia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por João Barbosa Rodrigues em Genera et Species Orchidearum Novarum 1: 137, em 1877”.
“A Capanemia micromera Barb. Rodr. é a espécie tipo deste gênero. O nome deste gênero é uma homenagem ao Barão de Capanema. Como é um gênero morfologicamente muito próximo de Quekettia, espécies de um já estiveram atribuídas ao outro”. 

Distribuição: "capanemia agrupa cerca de uma dezena de miniaturas epífitas, de crescimento cespitoso, distribuídas pelo sudeste brasileiro, Paraguai, Bolívia e Uruguai, normalmente crescendo em finos ramos musgosos das árvores”.
 
Descrição: "são plantas minúsculas cujo rizoma é curto com pseudobulbos globulares ou ovóides, na base guarnecidos por baínhas não foliares, portando uma única folha plana e coriácea, ou roliça rígida e carnosa, então sulcada na face de cima. A inflorescência é racemosa, sempre mais curta que as folhas, com flores simultâneas muito pequenas verdes, amareladas ou alvacentas, e brota das baínhas que parcialmente recobrem os pseudobulbos”.
“As sépalas e pétalas são livres e variáveis conforme a espécie. O labelo, em regra simples, geralmente mais largo que longo ou então quase romboidal, é totalmente livre da coluna, embora justaposto à sua face ventral em algumas espécies, por vezes carnoso ou com calosidades variáveis no disco, ou prolongado em pequeno calcar na base. As flores contém duas polínias[1]”.

Observação endógena: adquiri esta orquídea através do Orquidário Fásica, por meio de uma permuta. Desde janeiro mostrou-se resistente ao término do verão e com o consolidar-se do inverno, no Nordeste, iniciou esta primeira florada (por aqui a partir da primeira quinzena de julho), que já contou com aproximadamente 40 – 50 pequenas flores. Acreditamos ter havido uma boa adaptação, as flores dão este sinal tão almejando por quem cultiva orquídeas!
 
 
 
Nestas fotos, pode-se ver desde a primeira, ainda no verão, com tons amarelados das pequenas folhas até o início da floração em pleno inverno, aqui no Nordeste do Brasil; as fotos estão "organizadas aleatoriamente", por isso, em algumas só botões, uma flor apenas e várias flores e botões.

[1] Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Capanemia>. Acesso em jan. de 2013.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...