quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Caroço de Manga/ Substrato Alternativo

Existem preocupações numa pessoa que cultiva orquídeas, quando na composição d'um vaso, para colocar uma planta dessas. Dentre essas preocupações citemos: a procedência do substrato (ele vem de uma fonte ecologicamente correta ou sua retirada agride o meio ambiente?); a qualidade do substrato (ele é seguro, não passará nenhuma doença para a orquídea); a eficácia do substrato (ele vai cumprir um dos seus papeis, qual seja, oferecer nutrientes suficientes para a planta poder enraizar bem?); enfim, há outros detalhes, mas por ora está suficientemente bom a apresentação desses!

A questão também se aplica a disponibilidade de substratos tradicionais e alternativos
Apresento nesta breve postagem uma experiência que venho fazendo com minhas orquídeas nativas, bem como com tantos híbridos: na composição dos vasos para plantio de orquídeas, além dos substratos que costumava usar, tais como: madeira em decomposição, casca e fibra de coco, pedaços de ossos, folhas secas, sabugos (incusive há uma excelente postagem sobre o uso do sabugo etc., portanto, além desses, venho utilizando para a composição dos vasos: caroços de manga secos. 

Após os devidos cuidados em relação ao local que eles deverão ficar expostos, para poderem secar, e a atenção quando na composição do vaso, tratando-os para livrar de doenças e pragas, bem como abrindo alguns deles para decompor melhor (na função de substratos) os caroços de manga secos, estarão prontos para ajudar a planta a absorver água e nutrientes.

Abaixo fotos desta louca experiência:
Caroços de manga, tal como secaram.
Caroços de manga; uns mais firmes, outros mais desgastados.
Caroços de manga; pedaços de sabugo; cocos de ouricuri: todos secos e tratados.
Caroços de manga; pedaços de sabugo; cocos de ouricuri: todos secos. Alguns ainda precisam ser quebrados em pedaços menores.
Caroços de manga; dependendo da conveniência podem ser postos inteiros - como neste vaso de Epidendrum difformis.
Caroços de manga - com o tempo as raízes irão os abarcar e eles se incorporarão aos demais substratos.
Caroços de manga num vaso de Catasetum barbatum NBS.
Caroços de manga- -Blc. Waikiki Gol 'Lea'.
Caroços de manga num vaso de Catasetum macrocarpum- já há outras placas de caroços incorporadas no vaso, desde outrora.
Caroços de manga e sabugos.

Caroços de manga, sabugos, seixos e madeiras em decomposição.
Vários tipos de substratos neste vaso da Phalaenopsis pintalgado.

Numa luta diária de cuidados com esta Cattleya chocolate dropp. "Parece que cresce pra tás". Caroços de manga para ajudar! Será?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...